O grande teatro da vida

A vida pode ser compreendida como um imenso teatro, onde todos nós, sem exceção, entramos em cena desde o momento que nascemos. Somos autores e atores, às vezes somos protagonistas, outras, coadjuvantes, e em muitos momentos somos plateia. Quando se fecham as cortinas, o espetáculo continua no outro palco da vida. E cada um leva para lá, os conhecimentos que adquiriu aqui.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Podemos ser mestres, partilhando nossos ensinamentos, ou aprendizes, tropeçando em erros que nos ajudam a melhorar e a levantar cada vez que caímos. Todos os papeis são importantes, mas nenhum é permanente. Hoje podemos ser imperador, o mais aplaudido, amanhã um súdito, ou um simples figurante anônimo. Esta alternância dá a consciência de que tudo é passageiro e, como na vida real, tem uma finalidade e um tempo de validade. A vida não se constrói na individualidade ou na solidão, mas na interação constante de nossas vibrações, energias e conhecimentos.

Neste cenário grandioso, formamos uma rede invisível que conecta cada indivíduo ao destino do outro. Somos peças de uma mesma engrenagem, instrumentos de uma mesma orquestra. Quando alguém destoa, abusando do destaque eventual, o resultado pode ser desastroso. Todo poder, ainda que temporário, deve ser exercido com responsabilidade e temperança.

Viver é também saber conviver na alternância de luzes e sombras, com os holofotes da fama passageira e com a indiferença dos que são esquecidos, com alegrias e tristezas, vitórias e fracassos, chegadas e partidas, conscientes de que nunca estaremos sozinhos em nenhuma cena do grande espetáculo da vida.

Na grande metáfora filosófica, literária e espiritual, a vida é comparada a uma peça teatral sem ensaios, onde cada pessoa desempenha um papel, vive comédias e tragédias, caminha no fio de arame sem rede de proteção embaixo. O autor da vida distribui os papéis e os roteiros, mas dá liberdade para que façamos escolhas, numa espécie de “você decide” da vida real. As escolhas determinarão o destino final de cada um. Agora e depois.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Vicente Paulo Bisogno

POR

Vicente Paulo Bisogno

Entre promessas e prazos, obras da RSC-287 e do Perau avançam no debate público Anterior

Entre promessas e prazos, obras da RSC-287 e do Perau avançam no debate público

Ministro da Educação visita Santa Maria na próxima quinta Próximo

Ministro da Educação visita Santa Maria na próxima quinta